Era baixa (1,51m), fazia dieta macrobiótica e foi uma das maiores atrizes do cinema mudo americano, uma espécie de Marilyn Monroe de sua época.
Foto de Gloria para a Revista Variety em 1929.
Começou em 1915 ganhando $3,25 dólares por dia (com apenas 16 anos), fazendo comédias leves, e pelas mãos de Cecil B. DeMille se transformou em uma atriz elegante e charmosa.
Fez por volta de 70 filmes (64 entre 1915 e 1934, época em que ganhou cerca de 8 milhões de dólares).
Teve uma série de maridos e um célebre romance com Joseph P. Kennedy (pai de John Kennedy), que chegou a lhe financiar um filme: Queen Kelly, dirigido por Eric Von Stroheim, que talvez por coincidência (ou não) faz o papel de mordomo, ex-diretor e ex-marido de Norma Desmond em ‘Crepúsculo dos Deuses’. Trechos deste filme, que permaneceu inacabado aparecem durante o filme.
Concorreu ao prêmio de Melhor Atriz na Primeira Premiação da Acadêmia em 1929 por seu papel em ‘Sadie Thompson’. E sua carreira prosseguiu cheia de sucesso, mesmo com a chegada do cinema falado, até decidir dar um tempo ao cinema em 1934.
E seu grande retorno só aconteceu mesmo em 1950, com ‘Crepúsculo dos Deuses’ (salário: $ 50.000), após uma tentativa frustrada em 1941 (Father Takes a Wife).
Mas não foi uma grande volta aos cinemas (fez mais 4 filmes apenas), foi uma volta que lhe rendeu mais frutos na televisão, aparecendo em diversas séries e programas. Leia uma entrevista feita em 1957 aqui.
Mas não foi uma grande volta aos cinemas (fez mais 4 filmes apenas), foi uma volta que lhe rendeu mais frutos na televisão, aparecendo em diversas séries e programas. Leia uma entrevista feita em 1957 aqui.
Para quem contracenou com um leão em um clássico de Cecil B. DeMille (Male and Female,1919), não foi nada enfrentar abelhas vivas em seu penúltimo filme (Killer Bees,1974), um clássico do cinema trash que passou diversas vezes na madrugada da televisão brasileira (acho que no SBT).
Em sua última produção (Aeroporto 1975,1974), além de fazer o papel de si mesma, Gloria Swanson escreveu suas próprias falas, todas fantásticas e espirituosas, como este diálogo aqui:
Em sua última produção (Aeroporto 1975,1974), além de fazer o papel de si mesma, Gloria Swanson escreveu suas próprias falas, todas fantásticas e espirituosas, como este diálogo aqui:
“Winnie: - Oh, it's so beautiful!Swanson: - Every morning is beautiful, you're just too young to know! “
Um comentário:
Aaave!!!
Tão linda que chega a doer o olho!
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