Walter Plunkett nasceu em 5 de junho de 1902, em Oakland, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Enquanto estudava na Universidade da Califórnia em Berkeley, se envolveu com o grupo de teatro do Campus, o que provocou sua mudança de carreira. Em 1923 mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como ator, cenógrafo e figurinista para o teatro de Vaudeville e para a Broadway. Partiu para Hollywood atrás de trabalho, sendo que seu primeiro trabalho creditado como figurinista foi ‘Hard-Boiled Haggerty’ em 1927.
Entre o final da dec. 20 e o começo da dec. 30 Plunkett era o figurinista da RKO, levando eficiência e criatividade para o set de filmagem, criando figurinos que competiam com outros grandes figurinistas da época, como Adrian e Travis Banton. Trabalhou com as grandes atrizes da época (Lilyan Tashman, Evelyn Brent, Dolores Del Rio, Irene Dunne, Ginger Rogers, Lupe Velez e Bette Davis)
Constance Cummings (acima) e Mae West (abaixo) em Noite Após Noite (Night After Night - 1932)
Ginger Rogers em Voando Para o Rio (Flying Down to Rio - 1933)
Croquí (acima) para o figurino de Katherine Hepburn (abaixo) em O Que Faz O Amor (Christopher Strong - 1933)
O elenco feminino em As Quatro Irmãs ou Quatro Destinos (Little Women - 1933)
Fred Astaire e Ginger Rogers (acima) em A Alegre Divorciada (The Gay Divorce - 1934), e croqui para figurino de Ginger Rogers para o mesmo filme.
Bette Davis em Escravos do Desejo (Human Bondage - 1934)
Em 1935 se demitiu porque achava difícil expressar sua arte neste meio, porque acreditava que todos envolvidos nas filmagens (o produtor, o diretor, a estrela e o fotografo) tinham noções próprias e diferentes sobre como o figurino deveria ser, e era difícil para ele superar estas objeções (validas ou não) e se sentia culpado por no fim o figurino não estar do jeito que achava melhor para o filme.
Mudou-se para Nova Iorque e trabalhou com estilista para uma loja na Seventh Avenue. Suas peças agradavam as clientes e suas criações não sofriam nenhuma interferência ou questionamento.
Achava que era o trabalho de sua vida, até que Katherine Hepburn o fez mudar de idéia. Ela que já havia trabalhando com Plunkett em ‘As Quatro Irmãs (Little Women)’, insistiu aos estúdios que queria ele devolta como figurinista para o seu filme ‘Maria Stuart, Rainha da Escócia (Mary of Scotland - 1936)’. E assim ele voltou aos filmes, com um bom salário e acompanhando Katherine Hepburn por mais alguns filmes.
Mudou-se para Nova Iorque e trabalhou com estilista para uma loja na Seventh Avenue. Suas peças agradavam as clientes e suas criações não sofriam nenhuma interferência ou questionamento.
Achava que era o trabalho de sua vida, até que Katherine Hepburn o fez mudar de idéia. Ela que já havia trabalhando com Plunkett em ‘As Quatro Irmãs (Little Women)’, insistiu aos estúdios que queria ele devolta como figurinista para o seu filme ‘Maria Stuart, Rainha da Escócia (Mary of Scotland - 1936)’. E assim ele voltou aos filmes, com um bom salário e acompanhando Katherine Hepburn por mais alguns filmes.
Se tornou uma autoridade em figurino de época, e após estes trabalhos os diretores e atores ouviam suas idéias de uma forma diferente. Para seu trabalho mais famoso, o figurino de ‘E o Vento Levou... (Gone With the Wind - 1939)’, Plunkett viajou por um ano pelo Sul dos Estados Unidos colhendo informações. Mas ele não foi a primeira opção, inicialmente ele foi contratado para fazer os figurinos de fundo, mas conseguiu conquistar a confiança do estúdio e da escritora Margaret Mitchell após mostrar os seus croquís, propondo um figurino com um toque Art Deco.
Enquanto o ‘E O Vento Levou...’ ainda estava em produção, fez o figurino para diversos filmes como ‘As Aventuras de Tom Sawyer' (The Adventures of Tom Sawyer - 1938) e 'No Tempo das Diligências' (Stagecoach - 1939).
No auge da carreira tentou fazer três ou quatro produções simultaneamente mas descobriu que era humana mente impossível.
No auge da carreira tentou fazer três ou quatro produções simultaneamente mas descobriu que era humana mente impossível.
Merece destaque também o figurino para os atores de ‘Você Já Foi a Bahia?’ (The Three Caballeros - 1945) de Walt Disney.
Ganhou o Oscar em 1951 pelo figurino de ‘Sinfonia de Paris’ (An American in Paris).
O seu segundo trabalho mais famoso é o figurino de ‘Cantando na Chuva’(Singin' in The Rain - 1952). Donald O'Connor, Debbie Reynolds e Gene Kelly em Cantando na Chuva (Singin' in The Rain - 1952)
Seu último filme foi ‘Sete Mulheres' (7 Women) com Anne Bancroft em 1966.
Walter Plunkett morreu em 1982, em Santa Monica, já aposentado dos cinemas e vivendo com seu parceiro Lee.
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Muitos trabalhos atuais trazem influências de Plunkett, que concebia seus figurinos de época sem se preocupar em ser fiel aos livros de história.
Walter Plunkett morreu em 1982, em Santa Monica, já aposentado dos cinemas e vivendo com seu parceiro Lee.
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Muitos trabalhos atuais trazem influências de Plunkett, que concebia seus figurinos de época sem se preocupar em ser fiel aos livros de história.
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