segunda-feira, 1 de junho de 2009

Coração Partido - 2006

Em 2006, o diretor Renato Andrade me convidou para fazer o figurino de sua adaptação da peça 'Leonor de Mendonça', de Gonçalves Dias.

pesquisa de roupas de época e de paleta de cores

Recebi o texto e comecei pesquisar referências, tanto históricas como atuais, já que a idéia era produzir algo mais estilizado e com referências atuais.

Duquesa Leonor de Mendonça: referências, croquis e protótipo do figurino

O figurino da Duquesa, um dos meus preferidos, foi feito pela costureira Iuki. Com o auxílio de um zíper gigante, ele vai se transformando ao longo da encenação. Tivemos também que nos preocupar com o sapato, o salto precisava ser reforçado, não poderia quebrar de maneira alguma.

Duquesa Leonor (Marlene Prado): os estágios da roupa ao longo da montagem

Como era uma montagem com baixo orçamento, tivemos que reformar uma roupa ali, reaproveitar outra lá... e só mandamos fazer peças essenciais.

Duque: estudos e referências

A roupa do Duque é feito em sua maioria de adaptações (retalhos, apliques, costumizações), apenas mandamos fazer a bermuda com um tecido adamascado dourado e vermelho escuro. O ator Márcio Cardoso contribuiu bastante na construção deste figurino.

Duque (Márcio Cardoso): estágios do figurino
A roupa da Paula, camareira da Duquesa, foi todo confeccionado pela costureira Miriam Miyake.

Paula: referências, croquis e amostra de tecidos usados

Ela é responsável pelos momentos mais alegres da história, e sua roupa precisava traduzir isso, portanto partimos para o uso das cores mais quentes e para um desenho menos recatado.

Paula (Gabriela Lois): cores quentes e tecido florido
O ator Gerson Almoster interpretou na peça quatro personagens, o narrador (que apresenta a trama),o conselheiro Fernão, o pai do Alcoforado e o padre Lopo Garcia. Por causa disso seus figurinos se limitavam a pequenos edtalhes que deveriam indicar o personagem que ele interpretava no momento.

Conselheiro Fernão: referências, tecidos e idéias

Usamos uma roupa de base preta, que servia para os momentos em que Gerson era o narrador. Colocando uma espécie de avental, ele se transformava no conselheiro Fernão; Um manto todo gasto, um imenso colar e um cajado , serviam para caracterizar o Afonso Alcoforado, pai cego de Antonio Alcoforado; O Lopo Garcia usava uma faixa caida sobre os peitos e uma bíblia.

Narrador, Afonso Alcoforado e Conselheiro Fernão (Gerson Almoster)

A figura do Antonio Alcoforado, cavalheiro apaixonado pela Duquesa Leonor, foi inspirada nas figuras românticas antigas e nas sobreposições atuais de texturas.

Antonio Alcoforado: referências e idéias

O figurino do Alcoforado sofreu uma série de mudanças, como por exemplo a bermuda, que precisou ser trocada porque o material não iria aguentar as apresentações. O resultado final ficou okay, se contrampondo bem com a roupa do Duque.

Antonio Alcoforado (Ivo Müller)

Coração Partidotexto de Gonçalves Dias
adaptação e direção: Renato Andrade
elenco:
Gabriela Lois (Paula)
Gerson Almoster (Narrador, Fernão, Afonso Alcoforado e Lopo Garcia)
Ivo Müller (Antonio Alcoforado)
Márcio Cardoso (Duque Dom Jaime)
Marlene Prado (Duquesa Leonor de Mendonça)
figurino: Ricardo Antunes
cenografia: Renato Andrade e Cristiano Panzarin

Programa, release, cobertura
quer saber mais?
Na Mira do Aplauso e Jo Capusso

Nenhum comentário: