terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Walter Plunkett

Walter Plunkett nasceu em 5 de junho de 1902, em Oakland, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Enquanto estudava na Universidade da Califórnia em Berkeley, se envolveu com o grupo de teatro do Campus, o que provocou sua mudança de carreira. Em 1923 mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como ator, cenógrafo e figurinista para o teatro de Vaudeville e para a Broadway. Partiu para Hollywood atrás de trabalho, sendo que seu primeiro trabalho creditado como figurinista foi ‘Hard-Boiled Haggerty’ em 1927.
Entre o final da dec. 20 e o começo da dec. 30 Plunkett era o figurinista da RKO, levando eficiência e criatividade para o set de filmagem, criando figurinos que competiam com outros grandes figurinistas da época, como Adrian e Travis Banton. Trabalhou com as grandes atrizes da época (Lilyan Tashman, Evelyn Brent, Dolores Del Rio, Irene Dunne, Ginger Rogers, Lupe Velez e Bette Davis)
Constance Cummings (acima) e Mae West (abaixo) em Noite Após Noite (Night After Night - 1932)

Ginger Rogers em Voando Para o Rio (Flying Down to Rio - 1933)

Croquí (acima) para o figurino de Katherine Hepburn (abaixo) em O Que Faz O Amor (Christopher Strong - 1933)

O elenco feminino em As Quatro Irmãs ou Quatro Destinos (Little Women - 1933)
Fred Astaire e Ginger Rogers (acima) em A Alegre Divorciada (The Gay Divorce - 1934), e croqui para figurino de Ginger Rogers para o mesmo filme.
Bette Davis em Escravos do Desejo (Human Bondage - 1934)

Em 1935 se demitiu porque achava difícil expressar sua arte neste meio, porque acreditava que todos envolvidos nas filmagens (o produtor, o diretor, a estrela e o fotografo) tinham noções próprias e diferentes sobre como o figurino deveria ser, e era difícil para ele superar estas objeções (validas ou não) e se sentia culpado por no fim o figurino não estar do jeito que achava melhor para o filme.
Mudou-se para Nova Iorque e trabalhou com estilista para uma loja na Seventh Avenue. Suas peças agradavam as clientes e suas criações não sofriam nenhuma interferência ou questionamento.

Achava que era o trabalho de sua vida, até que Katherine Hepburn o fez mudar de idéia. Ela que já havia trabalhando com Plunkett em ‘As Quatro Irmãs (Little Women)’, insistiu aos estúdios que queria ele devolta como figurinista para o seu filme ‘
Maria Stuart, Rainha da Escócia (Mary of Scotland - 1936)’. E assim ele voltou aos filmes, com um bom salário e acompanhando Katherine Hepburn por mais alguns filmes.
Se tornou uma autoridade em figurino de época, e após estes trabalhos os diretores e atores ouviam suas idéias de uma forma diferente. Para seu trabalho mais famoso, o figurino de ‘E o Vento Levou... (Gone With the Wind - 1939)’, Plunkett viajou por um ano pelo Sul dos Estados Unidos colhendo informações. Mas ele não foi a primeira opção, inicialmente ele foi contratado para fazer os figurinos de fundo, mas conseguiu conquistar a confiança do estúdio e da escritora Margaret Mitchell após mostrar os seus croquís, propondo um figurino com um toque Art Deco.




Croquis para o filme 'E O Vento Levou...' (Gone With The Wind - 1939)
Enquanto o ‘E O Vento Levou...’ ainda estava em produção, fez o figurino para diversos filmes como ‘As Aventuras de Tom Sawyer' (The Adventures of Tom Sawyer - 1938) e 'No Tempo das Diligências' (Stagecoach - 1939).
No auge da carreira tentou fazer três ou quatro produções simultaneamente mas descobriu que era humana mente impossível.
Jennifer Jones em A Sedutora Madame Bovary (Madame Bovary - 1949) e croqui para vestido
Merece destaque também o figurino para os atores de ‘Você Já Foi a Bahia?(The Three Caballeros - 1945) de Walt Disney.

Aurora Miranda em Você Já Foi a Bahia? (The Three Caballeros - 1945)
Ganhou o Oscar em 1951 pelo figurino de ‘Sinfonia de Paris’ (An American in Paris).

O seu segundo trabalho mais famoso é o figurino de ‘Cantando na Chuva(Singin' in The Rain - 1952). Donald O'Connor, Debbie Reynolds e Gene Kelly em Cantando na Chuva (Singin' in The Rain - 1952)
Seu último filme foi ‘Sete Mulheres' (7 Women) com Anne Bancroft em 1966.
Walter Plunkett morreu em 1982, em Santa Monica, já aposentado dos cinemas e vivendo com seu parceiro Lee.

***
Muitos trabalhos atuais trazem influências de Plunkett, que concebia seus figurinos de época sem se preocupar em ser fiel aos livros de história.

Nenhum comentário: