quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ziggy Stardust - 1972/1973

Até 1972, David Bowie havia feito sucesso apenas em 1969 com a música ‘Space Oddity’, que ficou em 5º lugar nas paradas, resumindo, tinha tudo para ser um cantor de um sucesso só. Porém, ao lançar seu 5° albúm ‘The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars’ se tornou a sensação e o cantor mais controverso.


Não foi uma mudança de uma hora para outra, foi um processo de criação (música + imagem). Com a Inglaterra descobrindo na época as fibras sintéticas e a televisão colorida, mas sem perder a influência do passado, Ziggy Stardust era o retrato da época (artificial, alienígena e polissexual).


O fato de ser um álbum conceito não era uma novidade, e nem a idéia de uma banda ficcional (os Beatles fizeram o disco ‘Sgt Pepper ...’ cinco anos antes, e The Turtles já tinham lançado o disco ‘Battle of the Bands’ em que tocam cada música como se fosse uma banda diferente), a questão era a mistura do personagem com o interprete, isso acontecia pela primeira vez na história da música, não dava para saber onde acabava Ziggy e começava Bowie.
Ziggy foi construído como um arquétipo de ‘Rock Star’, auto-destrutivo e pronto para ser endeusado.


A aparência andrógina já aparecia em seu disco “Hunky Dory”, e uma das primeiras mudanças que fez foi cortar o cabelo e tingi-lo de laranja, o que o diferenciava dos outros cantores da época, todos cabeludos.


O figurino inicial, de Freddie Burretti, partiu de uma inspiração no figurino do filme ‘Laranja Mecânica’ (A Clockwork Orange, 1971), mas mudando a cor, acrescentando brilho, estampas floridas, e dois cílios postiços ao invés de um só. Uma leitura ‘dadaista’ segundo Bowie. O figurino desta fase era basicamente composto de macacões de cores e materiais diversos.


O figurino foi evoluindo. Peças eram desenvolvidas para turnês pelos Estados Unidos, pela Europa, para apresentações na TV. Neste período Bowie teve a colaboração de Natasha Korniloff.


Algumas peças chamam bastante a atenção, como os macacões de tricot.



Bowie que se apresentava já de forma teatral, levou o personagem para o palco e para as ruas. Com a ajuda de seu empresário, Tony Defries e com as declarações de Angie, sua esposa na época, Bowie construiu a personalidade controversa de Ziggy. Não era apenas a música que importava, a sua vida fora dos palcos também contava. E o figurino era parte importante da construção deste personagem, reforçando o caráter exótico e ‘espacial’.

A roupa da direita, feitas com tecido prata metálico com listras rosa choque e azul intenso e com ombros acentuados e calça capri, era usada geralmente para cantar ‘Space Oddity’.

Para um concerto em 1972 Bowie comprou uma roupa de Kansai Yamamoto em uma loja em (roupa que foi depois refeita por Natasha Korniloff). Foi o primeiro contato com o estilista que viria a desenvolver os figurinos para a turnê de 1973. Era uma mistura de ficção científica e teatro Kabuki, com looks andróginos e extravagantes.



“Ele tem um rosto incomum, não acha? Ela não é homem nem mulher, se é que você me entende. Isso combinou comigo como designer porque a maioria das minhas roupas são para ambos os sexos. Eu amo a música dele e, obviamente, ela influenciou minhas criações. E ainda há essa aura de fantasia que o rodeia. Ele tem talento!”

Kansai Yamamoto sobre David Bowie, junho de 1973



“I wasn’t surprised Ziggy Stardust made my career. I packaged a totally credible plastic rock star – much better than any sort of Monkees fabrication. My plastic rocker was much more plastic than anybody’s.”
David Bowie


“The legacy of Ziggy (..) lies most explicitly in sexual politics, expressive freedoms and theatrical possibilities. Contributions from the fields of music, fashion and design cite the creation of Ziggy among the boldest and most intricate of artistic statements.”
Vivienne Gaskin, para o programa da apresentação “Rock and Roll suicide” (reapresentação do show de despedida de Bowie como Ziggy Stardust – o espetáculo foi recriado pelos artistas plásticos Iain Forsyth and Jane Pollard, mais no site)


Sem sombra de dúvida, Ziggy Stardust influenciou muita coisa que surgiu depois (indireta ou diretamente), e garantiu transformar David Bowie em um músico famoso até hoje, e com diversos sucessos.

Nenhum comentário: