sábado, 22 de agosto de 2009

Avatar - 2009

Ontem fui assistir uma sessão especial de 'Avatar’, o novo filme do James Cameron produzido com tecnologia 3D, com estréia mundial prevista para dezembro.

Ao invés de um trailler convencional, James Cameron apresenta trechos do filme.
Os primeiros trechos, ainda sem animação, traz uma referência direta a 'O Mágico de Oz' (“you're not in Kansas anymore” é a primeira fala), e lembra a alta tecnologia de 'Minority Report' (as telas touchscreen).
Temos a impressão de que o mundo está em guerra com um planeta chamado Pandora, e surge um soldado paraplégico (Sam Worthington) que, com a ajuda de uma doutora (Sigourney Weaver), tem sua mente transferida para uma criatura azul, muito mais alta que os humanos. O despertar deste ser após a transferência, me lembrou muito aqueles desenhos animados que brincam com o clássico 'O Médico e o monstro', em que o Pernalonga vira um ser gigante, desastrado, sem muita consciência de sua força e tamanho.

O trecho seguinte já é só animação, numa situação bem 'Jurassic Park' (correr ou ficar parado?), em que o ser azul é um caçador enfrentado um "dinossauro" em uma floresta, mas acaba sendo perseguido por um outro "dinossauro" bem mais feroz. A cena da perseguição lembra aqueles momento de 'Lost', em que eles buscavam abrigo nas raízes aéreas para fugir da fumaça preta e do urso polar gigante. Estes "dinossauros" lembram insetos gigantes (como aquele desenho do Mickey que ele e o Pluto se intoxicam com veneno e ficam bem pequenininhos e são perseguidos por um besouro feroz).

Entra na sequência uma nova personagem feminina, e toda uma estética 'Cirque Du Soleil', muitas cores fluorescente, formas orgânicas, com pitadas da estética futurista dos anos 70 e 80. Ziggy Stardust. Agora nosso "herói" faz parte de uma tribo e parte para domar um desses dinossauros alados (acho que tem algum disco de rock dos anos 70/80 que tem uma capa em que um ser tipo 'Conan' voa em um ser alado como esse). E para fechar a sessão, vemos uma edição das cenas seguintes, em que os humanos enfrentam estes seres numa batalha violenta e ágil (como a batalha inicial do filme 'O Gladiador'). Fim.


Se ‘avatar’ é a representação de algo no mundo virtual, será que este filme guarda maiores semelhanças com ‘O Mágico de Oz’? Será que essa aventura não acontece apenas dentro deste campo virtual? E Pandora, não seria uma referência a ‘caixa de Pandora’?
Vamos dizer que o vi não me cativou, e ainda não assimilei muito bem o efeito 3d (não sei o que ele acrescenta ao filme e a sua história), acho até interessante a sensação de profundidade da parte sem animação, mas é impraticável ler a legenda e prestar atenção no filme ao mesmo tempo.

Quer ver o trailler na net? O site Ego apontou este aqui.

Nenhum comentário: