quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pushing Daisies - 2007/2008



Diretores: Lawrence Trilling, Adam Kane, Peter O’Fallon, Allan Kroeker e Barry Sonnenfeld. Direção de arte: Kenneth J. Creber
Figurinista: Robert Blackman – figurinista com extenso trabalho em TV (desde 1986) fez o figurino das séries Star Trek de 1989 a 2002 ( The Next generation, Deep Space Nine, Voyager, e Enterprise), além destas, fez o figurino das séries American Gladiators (1991-1993) e Privileged (episódio piloto - 2008).


1- Ned (Lee Pace), dono e cozinheiro do ‘Pie Hole’
2 - Chuck (Charlotte Charles) (Anna Friel), amiga de infancia de Ned
3 - Emerson Cod (Chi McBride), detetive particular
4 - Olive Snook (Kristin Chenoweth), empregada da ‘Pie Hole’

5 e 6 - Vivian Charles e Lily Charles ( Ellen Greene e Swoosie Kurtz), tias de Chuck.

A pesquisa sobre Basso & Brooke me fez lembrar da série ‘Pushing Dasies’ (uma coisa sempre leva a outra!).Assisti a primeira temporada em DVD, e nos extras, tinha um depoimento do diretor de arte falando que foi ótimo trabalhar na Warner, porque eles tinham uma grande impressora que imprimia em qualquer material, e graças a isso podemos ver o quarto de Olive (Kristin Chenoweth) inteiro com a mesma estampa (pijama, papel de parede, roupa de cama, tapete, tudo). Adoraria ter uma impressora dessas...


Não é o máximo isso?
A direção de arte da série é fantástica, assim como a caracterização dos personagens. A linguagem que a arte trabalha tem o mesmo clima do texto e atuação, trabalham em uníssono. O figurino faz referência ao fundo e vice-versa.



São cenários complexos, cheios de referências e informações sobre os personagens, são ambientes ‘participativos’ e marcantes. Como a sala das tias de Chuck, que é repleta de coisas exóticas, que evocam um passado de glória, viagens e reforça a excentricidade das duas.

O designer de produção Michael Wylie descreve o set da série como um "livro e estórias que ganhou vida. Eu queria que tudo parecesse quase como uma ilustração." Ele trabalhou principalmente com vermelhos e laranjas, evitando os azuis, o que foi reforçado pela fotografia, que é mais saturada e quente.
O figurino também chama atenção pela riqueza de detalhes e cores. Ele mergulha um pouco no mundo da fantasia, possui alguns pontos que nos lembram de roupas cotidianas, mas não se prende a isso, existe momentos de puro delírio, como as roupas das tias de Chuck (Anna Friel), que apresentam um número de nado sincronizado.

É um deleite!
Na série também vemos a representação de alguns arquétipos, como Emerson Cod (Chi McBride), um típico detetive particular, como diversos já vistos na TV, e com uma grande pitada dos anos 70.

Um dos meus figurinos preferidos é da garota propaganda dos carros ‘Dente de Leão’, do episódio ‘Dummy’. É muito inspirador.

O figurino de Chuck é deliberadamente desenhado para homenagear a era de ouro do cinema, por isso ela tem este visual retrô super estiloso e marcante. Lembra muita a colaboração Givenchy e Audrey hepburn, mas vemos também um pouco de Dior, Chanel, Balenciaga.
Chuck vive sua segunda vida plenamente, e suas roupas refletem isso principalmente com muita cor (floridos, amarelos, rosa, vermelho).


Olive fora do ‘Pie Hole’ usa muito floral, num romantismo levado ao extremo, kitsch até, bem diferente do ‘romântico’ suave de Chuck. Traz um pouco do ‘futurismo’ de Courreges e Pierre Cardin, principalmente seu uniforme de trabalho.


‘Pushing Daisies’ foi o vencedor do prêmio de Melhor figurino para Série de TV pelo Sindicato dos Figurinistas dos Estados Unidos em 2008.

***
Acho que colocaria esta série como um exemplo de maximalismo na TV, pelo requinte nos detalhes de caracterização e construção dos personagens, que não é fechada, eles deixam uma brecha para irmos além com a nossa imaginação.

Um comentário:

Marry Gabriele disse...

Comentarios excelentes, muito obrigada.