terça-feira, 24 de março de 2009

A Loja Mágica de Brinquedos, 2007

A Loja Mágica de Brinquedos
(2007 - Mr. Magorium's Wonder Emporium)

Direção e roteiro: Zach HelmFigurinista: Christopher Hargadon

Depois que assisti a este filme, sabia que teria que postar alguma coisa, ainda mais porque os grafismos do Barry McGee na me saiam da cabeça.
Achei fantástica a categorização do personagem do Dustin Hoffman, o Mr. Magorium, uma pessoa com mais de 200
anos que é dona de uma loja de brinquedos, não apenas uma loja qualquer, mas uma loja mágica.

Ao longo do filme ele aparece com diversas sobreposições de listras (gravatas, camisas, ternos, pijama), e a forma que esta sobreposição é feita reforça a questão da excentricidade do personagem, ajuda a deslocá-lo da realidade (mesmo hoje em dia todos usando listrado). E é legal reparar que não há uma profusão de cores nas suas roupas, ele não chega a mimetizar a loja, o que garante um grau de sobriedade. Talvez o excesso de cores transformasse ele numa espécie de palhaço, ou em algum brinquedo da loja.
Por coincidência, outro figurino de Hoffman que gosto também é de um filme escrito por Zach Helm, 'Mais Estranho Que a Ficção', de 2006.

Também é digno de comentário o figurino do personagem Eric Applebaum (Zach Mills), o garotinho sem amigos que é dono de uma fabulosa coleção de chapéus (acessório também utilizado para destacar o personagem entre as crianças e reforçar traços de sua personalidade, principalmente o de acreditar na 'magia' da vida).
***
Passei alguns dias pensando em outros figurinos que brincam com estas misturas, mas achei poucas imagens. Se vocês souberem de outros exemplos contribuam!

A moda também faz as suas misturas

Mais sobre 'A Loja Mágica de Brinquedos'? No blog 'Imerso No Tempo'.

Nenhum comentário: