segunda-feira, 16 de março de 2009

Manish Arora


Estilista indiano que trabalha com uma palheta de cores vivas, motivos kitsch e pop. Suas peças são carregadas, com uma diversidade de combinação de cores, mistura de estampas e materias, semelhante a imagem que temos da Índia, um caos organizado. Quando vi imagens de seu último desfile decidi que teria que postar algo sobre ele, então fiz uma rápida pesquisa.

Suas peças possuem uma silhueta contemporânea que se contrapõe com os sistemas tradicionais de manufatura indiana (bordados, apliques e o trabalho com contas e miçangas).

Práticas tradicionais
Como um bom representante do maximalismo, seu desenho é incrivelmente detalhado, visualmente rico, sua roupa acentua e dramatiza a personalidade de quem usa.
Arora estudou no National Institute of Fashion Tecnology (
NIFT) em Nova Deli, e lançou sua marca na Índia em 1997 (ver breve histórico no fim). Em 2005 começou a desenvolver parcerias com grandes marcas mundiais, tendo desenvolvido desde então linhas e edições limitadas para a Reebok, para a M.A.C, para a Swatch, para a Nívea e para a Inspecs.
Em 2006 Manish Arora já tinha 75 lojas pelo mundo que vendiam suas roupas, e um dos maiores reconhecimentos do valor de seu trabalho veio em 2007, quando o Victoria & Albert Museum o convidou para realizar uma retrospectiva das coleções que apresentou na semana de moda londrina. O evento se chamou “V&A Fashion in Motion”, e foi realizado em 2007.
A partir da sua coleção Primavera/Verão 2008, passou a participar da Semana de Moda de Paris.

Paleta de cores (minha nova mania, peguei aqui no Blog da Márcia Mesquita)

Na sua coleção Outono/Inverno 2008, teve como tema ‘Guerreiros’, e Manish teve a colaboração dos artistas plásticos Keiichi Tanaami (estampas) e Subodh Gupta (cenário), e fez uma parceria com a Walt Disney Company. A coleção apresentou formas de cavaleiros, samurais, armaduras, e Pateta, Minie e Mickey apareceram em bordados e estampas usando roupas de guerreiros.

(quer saber mais sobre Subodh Gupta? Aqui ou aqui)


(quer saber mais sobre Keiichi Tanaami? Aqui)

Durante a Semana da Moda de Paris, além de apresentar sua coleção Primavera/Verão 2009, Arora vestiu também o ‘Paris Bourse’, um dos prédios mais importantes da cidade. Sua coleção, como o tema ‘Circo’, trouxe tons mais rebaixados. Adoro essa peça 'carrosel', e também algumas outras com uma cara bem 70's, largonas.


Na minha humilde opinião de observador da moda, o trabalho de Arora se assemelha ao trabalho dos estilistas Walério Araújo e Ronaldo Fraga, que são estilistas que parece que transportam informações do meio onde vivem para suas peças (Walério traz a noite, o mundo das boates e Dragqueens; e Ronaldo traz Minas Gerais, o artesanato, o cotidiano e popular).



“I Think fashion is hopeful and inspiring and should continue to be just that.”
(sobre a crise mundial, em entrevista ao Interview Style File Blog, 2009)

“I am one fo the few designers who can put so many colors together in one fashion collection and still looks convincing.”
(ao falar do uso das cores, no lançamento de sua coleção de óculos, 2008)

Quer saber mais sobre ele? viste seu site.

***
(Espero que as pessoas então o porquê deste post aqui num blog dedicado a figurino - e pelo amor, não tem nada a ver com a 'Caminhos da Índia' - eu acho)
***

2 comentários:

Paulandre disse...

Muito legal seu blog. As 'costuras' que você faz e as analogias são muito interessantes. Cheguei aqui por causa de Manish Arora, adoro-o. O trabalho dele é sensacional.

Pespontos disse...

Olá,
Adorei seu blog... fiz uma busca no google a apareceu seu nome, entrei, li... AMEI!
Um beijo.

Luana